Como funciona o vMotion?

Padrão

Você com certeza já utilizou ou ouviu falar do VMware vMotion. Mesmo não trabalhando diretamente com VMware, essa palavra já deve ter passado pelos seus ouvidos em uma sala de infraestrutura. Obs.: Nesse post vou tratar especificamente do vMotion em sua forma básica. Storage vMotion, cold migration, long-distance vMotion e etc, estão fora do escopo.

Essa feature, além de ser um dos carros-chefe da VMware, é uma obra-prima de engenharia. Sua utilização é simples, intuitiva e seu funcionamento é extremamente eficiente. Eu como sou muito curioso, resolvi estudar a fundo como essa belezinha funciona. Se você, assim como eu, se interessa em entender o funcionamento de tudo, com certeza vai curtir esse post.

Continue lendo

Dica rápida: inventário em HTML utilizando PowerCLI

Padrão

Existem N formas de você gerar um relatório de inventário do ambiente VMware. Gosto muito de utilizar o RV Tools, que não traz apenas dados importantes do ambiente, mas também gera um health check muito bacana.

O problema é a dependência de exportar os dados para um arquivo. Não gosto da idéia de ficar exportando arquivos toda vez que preciso gerar um relatório. Por isso, fiz um script em PowerCLI que gera um relatório do ambiente e exporta para uma página HTML.

Continue lendo

Vamos falar de CPU Ready e porque ele é importante

Padrão

Eu sou um usuário assíduo do esxtop. Uns olham ele como uma ferramenta de monitoramento, mas na verdade o esxtop é para troubleshooting. Com o esxtop você consegue obter informações valiosíssimas para identificar problemas e oportunidades para melhorar a performance do seu ambiente virtual.

Atualmente estou trabalhando em um novo projeto e, como sempre costumo fazer antes de botar a mão na massa, faço uma análise minuciosa do ambiente VMware, desde a arquitetura, até a avaliação de boas práticas da VMware, além de análise de desempenho e otimização de disponibilidade.

Nas últimas semanas, venho notado um alto consumo de CPU dos hosts. O DRS vem sendo muito requisitado, migrando automaticamente as VMs o dia todo.

Resolvi averiguar a fundo.

Continue lendo

3 dicas para tirar máximo proveito do Storage DRS

Padrão

O Storage DRS permite gerenciar seus datastores de maneira agregada (datastore clusters), estabelecendo métricas de desempenho e armazenamento.

Quando habilitado, o Storage DRS dá recomendações de onde você deve provisionar uma VM, levando em conta a latência de I/O e o espaço utilizado do datastore. Ele consegue verificar oportunidades de migração para melhorar o desempenho de uma máquina virtual, e se configurado como “Fully Automated”, dispara as migrações sem nenhuma intervenção do administrador.

Hoje vou dar algumas dicas e explicar alguns pontos que vão te ajudar a tirar o máximo proveito do Storage DRS.

Continue lendo

Dica rápida: não altere os endereços IP do seu VCSA

Padrão

Se você fez o deploy do VCSA 6.0 utilizando um IP como FQDN, nunca tente alterar o endereço IP do appliance e dos servidores DNS.

Trabalhei em um projeto de implantação do vSphere e por algum motivo estávamos tendo problemas com o deploy do VCSA utilizando um FQDN. A instalação seguia normalmente mas sempre falhava no final. Dizia que não conseguia achar o registro no DNS. O que nos deixava sem entender era que a entrada no DNS estava criada e o registro reverso também estava correto.

Me lembro que na época abrimos um chamado junto à VMware para diagnosticar a causa do problema e o suporte acabou nos falando que era alguma particularidade do nosso ambiente que estava afetando a instalação.

Continue lendo

Fui selecionado como um dos mais novos vExperts do Brasil

Padrão

É com muito orgulho e satisfação que venho aqui compartilhar com vocês que eu fui selecionado pela VMware como um dos mais novos vExperts de 2016.

captain-picard-full-of-win.jpg (694×530)

Fiquei muito surpreso com a notícia. Preenchi o formulário em Junho achando que tinha perdido o prazo e hoje o meu amigo Valdecir do blog Homelaber Brasil veio me parabenizar. Na hora fiquei confuso, não tinha caído a ficha, mas depois foi só alegria!

Pra mim é uma honra enorme receber esse título. Vou fazer de tudo pra fortalecer a presença da comunidade VMware no Brasil e na América Latina, que ainda tem uma participação discreta no grupo.

Logo após a VMworld, mais ou menos no início de Setembro, a VMware vai me mandar um email explicando os próximos passos para me incluir no diretório mundial de vExperts.

Link com a relação dos novos vExperts de 2016: http://bit.ly/2bsuUAi

Essa sexta-feira não poderia vir com uma notícia melhor 🙂

img_57b7b2470c16b

Um abraço a todos.

Até mais!

VMware se mantém líder em virtualização x86 no quadrante mágico da Gartner de 2016

Padrão

Pra quem não conhece, a Gartner é uma empresa independente que analisa as tendências da área de TI e através de uma metodologia própria, lança anualmente um relatório com os principais fabricantes e sua posição diante o mercado. É uma boa ferramenta de consulta para quando você precisa contratar um novo serviço e quer saber onde cada empresa se posiciona no quadrante. Assim você consegue descobrir quem se encaixa melhor na sua necessidade.

O quadrante é dividido em quatro blocos: leaders, visionaries, niche players e challengers.

Continue lendo