VMware se mantém líder em virtualização x86 no quadrante mágico da Gartner de 2016

Padrão

Pra quem não conhece, a Gartner é uma empresa independente que analisa as tendências da área de TI e através de uma metodologia própria, lança anualmente um relatório com os principais fabricantes e sua posição diante o mercado. É uma boa ferramenta de consulta para quando você precisa contratar um novo serviço e quer saber onde cada empresa se posiciona no quadrante. Assim você consegue descobrir quem se encaixa melhor na sua necessidade.

O quadrante é dividido em quatro blocos: leaders, visionaries, niche players e challengers.

Leaders: estão bem posicionados em sua visão e com grandes perspectivas para o futuro.

Visionaries: possuem visão e sabem para onde o mercado está caminhando, mas ainda não executam bem sua função.

Niche players: executam bem em pequenos segmentos mas não possuem inovação ou visão para se sobressaírem.

Challengers: executam bem atualmente e podem dominar um grande segmento, mas ainda não entendem muito bem a direção do mercado.

A Gartner lançou recentemente seu quadrante mágico anual para o mercado de virtualização x86 do ano de 2016.

Uma coisa importante a se notar é o pulo da Red Hat de Niche Players para Visionaries. Isso se deve principalmente ao crescimento do OpenStack e sua adoção do KVM como hypervisor principal. A documentação do OpenStack recomenda o uso do KVM, pois é o que possui melhor integração com o Nova (módulo do OpenStack responsável por gerenciar os hypervisors).

A VMware, seguindo a tradição, se mantém líder, com a Microsoft ainda na sua cola. Apesar do seu crescimento estar desacelerando durante os últimos anos, segundo o relatório, a VMware continua dominante no mercado.

Grande parte dessa desaceleração se deve ao rápido crescimento da computação em nuvem e da infraestrutura como serviço (IaaS), principalmente do AWS (baseado no Xen) e do OpenStack (baseado no KVM). A VMware ainda se mantém líder devido à sua grande presença em clientes já existentes, mas enfrenta dificuldades com novos clientes.

x86_quadrant.jpg (1226×620)

A pioneira da virtualização x86 precisa inovar sua estratégia de mercado e ficar de olho nas tendências como o Docker e a integração do seu hypervisor com o os provedores de IaaS. A VMware que se cuide!

Até mais!

Meu nome é Pedro Calixto e sou apaixonado por tecnologia. O intuito desse blog é compartilhar um pouco do meu conhecimento/experiência, com uma linguagem fácil e acessível para todo mundo.

Um comentário sobre “VMware se mantém líder em virtualização x86 no quadrante mágico da Gartner de 2016

  1. Minha opinião é que a VMware deveria parar de vender o ESXi, passando a oferecer o produto FULL sem custo e investir nos outros produtos da linha, onde ela nada de braçada, principalmente quando falamos de SDN. O NSX está anos-luz na frente da concorrência. Virtualizador hoje é commoditie.
    Vamos esperar as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *