Dica rápida: inventário em HTML utilizando PowerCLI

Padrão

Existem N formas de você gerar um relatório de inventário do ambiente VMware. Gosto muito de utilizar o RV Tools, que não traz apenas dados importantes do ambiente, mas também gera um health check muito bacana.

O problema é a dependência de exportar os dados para um arquivo. Não gosto da idéia de ficar exportando arquivos toda vez que preciso gerar um relatório. Por isso, fiz um script em PowerCLI que gera um relatório do ambiente e exporta para uma página HTML.

Essa é a cara dele:

Se você quiser, pode fazer que nem eu e incrementar mais um pouco. Subi um servidor web, criei outros scripts utilizando a base do primeiro, porém filtrando os resultados com Tags. Algo do tipo:

Dessa forma consigo visualizar apenas as máquinas de Produção, Homologação etc. Adicionei os scripts ao Task Scheduler do Windows e pronto. Adeus arquivos .csv!

A estrutura do script é a mesma para todos os relatórios. A diferença é que é aplicado um filtro para cada um. Para esse filtro ser possível, você precisa utilizar Tags. Se você não conhece Tags ou ainda usa custom attributes, sugiro que você leia isso.

Para que os relatórios por ambiente funcionem é preciso que anteriormente você tenha “taggeado” as suas máquinas virtuais. Como esse post se trata de uma dica rápida, não vou explicar como criar e aplicar as Tags porque é bem intuitivo e é feito pelo Web Client. Uma estrutura de Tags básica deve conter o seguinte:

Sem mais delongas, segue o script.

Sinta-se à vontade para customizar à sua necessidade 🙂

Espero que ajude.

Até mais!

Meu nome é Pedro Calixto e sou apaixonado por tecnologia. O intuito desse blog é compartilhar um pouco do meu conhecimento/experiência, com uma linguagem fácil e acessível para todo mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *