VMware Cloud on Azure? É possível que sim!

Padrão

É visível que a VMware está dando uma atenção muito grande para a estratégia de multi-cloud. Recentemente, fiz um post falando sobre a mais recente aquisição da VMware, que anexou a CloudHealth, empresa especializada na administração e operação de infraestruturas em nuvens públicas.

Agora, alguns rumores indicam uma possível parceria com o Azure da Microsoft. E nós aqui pensando que a VMware havia firmado parceria com a AWS para acabar de vez com o Microsoft Azure.

Negativo, meus caros. It’s all about business.

Parando pra pensar, talvez o Pat Gelsinger (CEO da VMware) esteja simplesmente conduzindo a visão da empresa à risca: Any Cloud, Any App, Any device.

O fato é que essa parceria com o Microsoft Azure faria todo o sentido. O VMware Cloud on AWS acertou em trazer uma abordagem de nuvem híbrida simples e prática. Sem se preocupar com a complexidade da migração, sem re-arquitetar aplicações, sem modificar nenhum aspecto do seu ambiente de produção.

Conecte seu datacenter local à sua nuvem “privada” dentro da AWS e pronto. Sua nuvem híbrida está feita. Mova máquinas virtuais daqui pra lá e de lá pra cá através de uma console de gerenciamento única.

Se essa parceria se concretizar, a VMware poderá dizer que é sim uma cloud broker, pois passará a disponibilizar para os clientes a opção de migrar seus workloads para a nuvem que preferir, baseado nos seus próprios critérios.

E digo mais: nada impede que essa mesma abordagem se expanda para outros provedores de nuvem como o Google e a IBM. Isso já foi, inclusive, dito pelo próprio Pat Gelsinger.

Por um lado, trata-se de uma grande oportunidade para a VMware, por impulsionar sua estratégia de multi-cloud, mas também é muito relevante para os provedores de nuvem pública por trazer os clientes da VMware (que não são poucos) para “dentro de casa”.

O VMware Cloud on AWS, por exemplo, disponibiliza uma espécie de backdoor para que o cliente consuma os serviços da AWS de forma facilitada.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Deixe uma resposta