Dica rápida: Criar alarme de snapshot ativo

Padrão

O snapshot é uma ferramenta excelente para quando você precisa fazer uma intervenção no seu ambiente e precisa ter um caminho de volta. A VMware recomenda que um snapshot permaneça ativo por no máximo 72h, depois disso você precisa deletá-lo.

Uma forma legal de você monitorar se o seu ambiente está com algum snapshot ativo é criando um alarme através do vCenter.

  1. Pelo Web Client, clique no objeto do vCenter (Home/vCenter Inventory Lists/vCenter Servers), vá até Manage, Alarm Definitions e Add.

2. Configure o alarme da seguinte forma e clique em Next.

3. Clique em Add, em seguida selecione “VM Snapshot Size”. Aqui eu coloquei o threshold para snapshots maiores que 1GB disparar um Warning e Critical em 3GB.

4. Clique em Add para selecionar a ação a ser tomada depois do alarme ser disparado. Aqui eu coloquei para ser avisado por e-mail toda vez que uma máquina entrar em Warning e de Warning for pra Critical. Clique em Finish.

5. Você só vai receber o email se tiver configurado anteriormente o vCenter para enviar emails. Acesse o vSphere Client, clique em Administration e em seguida vCenter Server Settings. Na aba “Mail” coloque os dados de sua preferência. O vCenter vai usar a porta 25 para se comunicar com o servidor SMTP. Se o relay estiver fechado, peça pro administrador do correio eletrônico adicionar o vCenter à lista de IP’s autorizados.

Se quiser, faça um teste criando um snapshot em alguma máquina virtual. Você vai receber um e-mail parecido com esse aqui:

Pronto.

Lembre-se: snapshot não é backup. Se o snapshot não tiver motivo para estar ativo no seu ambiente, delete-o imediatamente 🙂

Até mais!

2 comentários sobre “Dica rápida: Criar alarme de snapshot ativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *