Instalação e configuração do Vembu BDR – parte 2

Padrão

Dando continuidade à nossa série de instalação e configuração do Vembu BDR, hoje vamos configurar a integração do ambiente VMware vSphere com o Vembu Server e disparar nosso primeiro job de backup.

O Vembu se comunica com o vCenter através de API, portanto não é necessário fazer nenhuma configuração dentro do vCenter, muito menos instalar qualquer agente. Basta informar os dados de conexão ao Vembu.

Portanto, vamos iniciar informando os dados do nosso vCenter para o Vembu Server.

Acesse a console de gerenciamento do Vembu Server pelo http://IP:6060. Clique em BackupVMware vSphere. Informe o endereço do vCenter e o usuário administrativo do SSO.

Nesse caso, vou utilizar o usuário administrativo padrão administrator@vsphere.local, mas você pode criar seu próprio usuário no vCenter e destiná-lo ao Vembu.

Após inserir as credenciais, está tudo feito! Você já pode começar a configurar seu primeiro job de backup. Clique em Backup.

Para fins de teste, estou utilizando no meu laboratório, máquinas virtuais super pequenas, justamente para não gastar muito recurso de hardware.

Caso se interesse, o Mike Brown criou um template customizado de uma distribuição Linux chamada Damn Smal Linux. É ótimo para usar em laboratório.

Clique aqui para dar uma olhada no post do blog do Mike.

Continuando, o Vembu BDR irá listar as máquinas virtuais contidas no host que você selecionar. Nesse caso, quero criar um job para fazer backup de todas as VMs desse host. Clique em Next.

Como não tenho nenhuma aplicação crítica rodando nessas VMs, não preciso prepará-las para iniciar o backup. Portanto, podemos prosseguir. Clique em Next.

Agora vamos configurar a nossa primeira política de backup. No meu caso, quero que seja efetuado um backup diário às 3h da manhã, sendo que, 1 vez na semana, também seja feito um backup completo da VM. Quero que o backup full aconteça aos Domingos, 01h da manhã.

Sendo assim, podemos prosseguir.

Aqui devemos configurar a retenção da nossa política de backup e o repositório onde eles serão armazenados. No meu caso, quero que seja efetuada uma retenção básica dos últimos 7 backups incrementais. É possível, ainda, habilitar a encriptação dos dados do backup.

Clique em Next.

Aqui, basta informar o nome para sua política de backup e conferir o resumo detalhado. Quero que o backup seja disparado logo em seguida, por isso marque o checkbox e clique em Save the backup.

Clique em OK.

 

Seu backup é automaticamente disparado e iniciado. Pelo console, é possível acompanhar o andamento da tarefa:

Dentro do vCenter, você vai perceber que algumas tarefas foram iniciadas automaticamente.

Trata-se do Vembu solicitando, via API, que o vCenter execute algumas funções necessárias para que o backup possa ser feito, como por exemplo a criação de snapshots.

Voltando à console de gerenciamento do Vembu BDR. Clique em Reports para visualizar o status do job.

 

Feito! O job de backup foi concluído com sucesso. Vá até o servidor onde você instalou o Vembu BDR e navegue até o repositório escolhido para os backups. Você deverá ver algo do tipo:

No próximo post, vamos testar a restauração de uma máquina virtual pelo Vembu BDR.

Até mais e obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *