O que é o vSphere Platinum?

Padrão

Em Agosto desse ano, a VMware anunciou uma nova edição do vSphere, chamado de vSphere Platinum. Mas o que diabos é o vSphere Platinum?

O vSphere Platinum é uma nova edição do vSphere que entrega algumas funcionalidades avançadas relacionadas à segurança, integrando-se diretamente ao vmkernel. De forma esdrúxula, o vSphere Platinum é o mesmo vSphere que todos conhecemos, porém com a adição do VMware AppDefense.

Atualmente, um dos principais tópicos em tecnologia da informação é segurança. Todo dia surge uma nova ameaça. O vSphere Platinum entra para ajudar a endereçar as ameaças que podem afetar as máquinas virtuais hospedadas no ESXi.

Ok, mas onde o AppDefense entra nisso tudo?

Explicando de forma básica o que o AppDefense faz, basicamente ele permite que você capture e defina o estado “saudável” de uma aplicação e a partir daí, ele passa a protegê-la de qualquer coisa que foge à esse estado “saudável”, disparando a remediação automaticamente baseado em políticas de segurança pré-estabelecidas. Esse vídeo dá um bom overview do AppDefense.

Essa “união” de produtos foi pensada exclusivamente para tratar de segurança da informação. Em suma, os maiores benefícios do vSphere Platinum são:

  • Prover segurança para infraestrutura e aplicações aproveitando-se do poder do hypervisor e técnicas de machine learning.
  • Permitir uma operação simples, integrada e com overhead baixíssimo, que não traz nenhum impacto de performance.
  • Focar no estado “saudável” das aplicações. Ou seja, garantir que as aplicações funcionem como devem funcionar.
  • Trazer uma série de benefícios à membros de diferentes equipes, como administradores VMware, equipe de segurança/compliance e equipe de aplicações.

Espero que esse breve post tenha servido para clarear um pouco sobre o vSphere Platinum.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *