Vembu anuncia o BDR Suite 4.0

Padrão

A Vembu anunciou recentemente a mais nova major release do seu produto Vembu BDR Suite. Ainda não se sabe a data exata de quando estará em general available, mas estima-se que esteja disponível ainda esse mês.

O Vembu BDR Suite 4.0 conta com novas funcionalidades e aprimoramentos das funcionalidades já existentes. Vamos falar delas nesse post.

Novas funcionalidades

Backup de cluster Hyper-V: agora é possível efetuar o backup das máquinas virtuais localizadas em um cluster Hyper-V mesmo que, durante o job de backup, haja movimentação entre hosts. O backup continuará sem interrupção.

Backup com VHDx compartilhado: o suporte à discos compartilhados VHDx foi adicionado.

Incremental baseado em checksum: o Vembu utiliza changed block tracking (CBT) para backups incrementais. Em caso de falhas no CBT, agora é possível continuar o backup sem interrupção utilizando incrementação baseada em checksum.

Gerenciamento de credenciais: não é mais necessário informar as credenciais à todo momento, agora é possível administrar de forma centralizada, as credenciais dos hosts e VMs.

Aprimoramentos

Vembu ImageBackup: se o job de backup for interrompido por falha na rede, o backup continuará de onde parou.

Melhoria no proxy: agora todas as solicitações relacionadas ao backup são disparadas pelo servidor do BDR. O agente do proxy apenas irá processar as requisições enviadas pelo servidor BDR.

Manipulação de hardware virtual: agora é possível configurar as especificações de hardware da VM enquanto um live recovery está em andamento.

Melhorias no live recovery de Hyper-V: durante o processo de recovery de uma VM Hyper-V, um agente exclusivo é acionado na máquina destino para iniciar a restauração.

Melhorias no Application Aware de Hyper-V: em todas as VMs Hyper-V, agora é possível selecionar quais máquinas virtuais você quer habilitar o processamento de Application Aware.

Abortar replicação offsite: agora é possível abortar um job de replicação a partir do servidor Vembu OffsiteDR.

Ativação ODR: agora é possível ativar (ou desativar) um servidor específico conectado ao OffsiteDR.

Relatório Quick VM Recovery: após o processo de restauração de uma VM, você receberá um relatório contendo alguns detalhes como: nome, hora início e hora fim, hypervisor destino e o status geral do recovery.

API’s para obter informações do storage: o novo conjunto de API’s foi desenvolvido para prover um relatório detalhado de utilização de armazenamento como: tamanho de VMs, espaço utilizado por um job de backup, taxa de compressão etc.

Adição de novos discos: nas versões anteriores, antes do primeiro backup full, os discos recentemente adicionados na VM eram “backupeados” apenas no próximo backup full. A partir da versão 4.0, os discos recém-adicionados entrarão no job de backup juntamente com o os backups incrementais posteriores.

Concluindo, sinceramente a Vembu me surpreendeu com o tamanho engajamento em tornar sua solução ainda mais robusta e competitiva.

Quero colocar essa nova versão pra funcionar no meu laboratório e ver na prática como as novas funcionalidades e melhores se comportam.

Em breve, o Vembu BDR Suite 4.0 deve ser anunciado.

Anunciarei aqui no blog quando sair 😉

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *